Sepultura do padeiro Eurisace

"A tumba do padeiro"

A sepultura de Marco Virgílio Eurisace e de sua esposa, Atistia, é uma das pequenas preciosidade de Roma.  Trata-se de uma estrutura em mármore com 7m de altura e realizada em mármore travertino que nos conta as várias fases da preparação do pão.

Tumba do padeiro Marco Virgilio Eurisace e de sua esposa

Grudada nos Muros Aurelianos, mais precisamente no trecho de "Porta Maggiore", onde bem 8 dos 11 aquedutos antigos entravam em Roma, encontramos a fabulosa sepultura.

Sepultura do padeiro Eurisace, passeios particulares

Eurisace tinha sido um escravo grego que adquiriu a liberdade e, uma vez que se fez homem-livre iniciou a trabalhar como padeiro. Ele chegou a ter tanto sucesso com a sua profissão, inicialmente ganhando a licitação para fornecer o pão ao exército romano(!), que transformou-se em um verdadeiro empresário-padeiro e pode mandar construir uma majestosa tumba para sí e para a sua esposa de grandes proporções e relevos que contam o como fazia-se o pão.

Sepultura do padeiro Eurisace

Os relevos contam  desde o procedimento de pesar e macerar o grão, peneirar a farinha, passando pela realização da massa, até à realização dos pãezinhos. Na parte que foi removida da sepultura acredita-se encontrasse o relevo com os retratos do casal, que hoje encontram-se nos Museus Capitolinos. A única urna funerário encontrada foi a de sua esposa, que tinha a forma de uma "madia" (uma forma de madeira na qual se trabalhava e conservava o pão na antiguidade) e que pode ser vista hoje no Museus das Termas.

Do ponto de vista do estilo, as representações não tem a elegância que vão adquirir posteriormente, e que veremos comumente no auge do período de Augusto (como por exemplo nos famosos "rilievi Grimani"), ou ainda mais tarde, na obraprima que é a coluna de Traiano, mas o fato desta sepultura ter cegado até nós é, em todo o caso, uma curiosidade muito interessante!  

 Porta Maggiore, Sepultura do padeiro Eurisace

Muitos escravos ganhavam a sua liberdade (comprando-a, por exemplo) e se transformavam em peças importantes para a sociedade romana, penso a Stênio, escravo de Cícero e tratado a pão de ló pela sua inteligência e importância na vida deste importante político, foi uma estrela do mundo escravo por possuir uma inteligência e astúcia bem acima do normal; Stênio foi o inventor da stenografia!
Da série "escravos-emprendedores" podemos também mencionar os armazéns Epagathiana e Epafroditiana em Óstia Antiga. Estes escravos possuiam armazéns de enormes proporções e a sua função ainda não foi inteiramente esclarecida pelos arqueólogos; acredita-se que funcionassem como uma espécie de banco ou caixa-forte por causa da segurança das suas portas... que funcionam como armazém de peças importantes e sem colocação no Museu de Óstia Antiga até hoje.

Sepultura do padeiro Eurisace, detalhe

Sepulturas, casas, ruas e edifícios importantes do período imperial podem ser vistos em excelente estado de conservação na cidade de Óstia Antiga.

Faça seu passeio em Roma com uma guia profissional em português, vai fazer com que você veja Roma e se apaixone! Entre em contato através da página https://www.guiabrasileiraemroma.com.br/contato

Marcadores: , , ,