Santa Pudenciana

Santa Pudenciana


Santa Pudenciana, fachada

Um pouco de história da igreja de Santa Pudenciana

A rua que conhecemos hoje como Via Urbana chamava-se na antiguidade Vicus Patricius exatamente pelo fato de ter construções de patrícios, isto é, de pessoas ricas da na antiga Roma.

Pérola do bairro de Monti e construída sobre termas de Novato do III séc. d.C., por sua vez construídas sobre as termas da casa do senador Pudente, no I século, esta maravilhosa e discreta igreja teria surgido onde São Pedro fundou o primeiro oratório de Roma, segundo a tradição.

O senador Pudente (ou Prudente, em português), é mencionado nas cartas de Paulo (Timóteo 2:4): 
(...)
21 Procura vir antes do inverno. Ežubulo, e Prudente, e Lino, e Cláudia, e todos os irmãos te saúdam.(...) e ainda hoje são feitos esforços pelos Historiadores do Cristianismo  para identificar com precisão a identidade de todos os personagens envolvidos nestas cartas.
Não sabe-se se o "Prudente" da carta é o dono da casa ou filho do dono da casa.

A parte dos subterrâneos infelizemnte não está ainda aberta ao público e só foram descobertas na virada do século XIX para o século XX!

Nave central Santa Pudenciana

Erguida nos IV-V séculos sob os papas Sirício I e Inocêncio I, esta igreja se apresenta a nós hoje a pelo menos 5m abaixo do nível da rua (Via Urbana), com fachada afrescada e redesenhada no século XIX e campanário do final do século XI, um dos primeiros da cidade.


Mosaico absidal, Santa Pudenciana

A  relíquia da igreja seria uma tábua de madeira sobre a qual São Pedro teria rezado missa e ordenado bispos durante a sua estadia em Roma.

Capela Caetani

Admirando os mármores da Capela Caetani de Santa Pudenciana

O que ver nesta igreja

O seu interior foi dividido em três naves em 1588 por Francesco da Volterra, inglobando as antigas colunas que vemos hoje graças ao restauro do século XX. 

Milagre Eucarístico, Santa Pudenciana
 
A nave da esquerda possui a riquíssima capela da família Caetani, com seu milagre eucarístico de marcas de óstia transformada em sangue na pequena escadaria do altar. A capela Caetani foi finalizada pelo grande Maderno – arquiteto que simplesmente realizou a fachada da basílica de São Pedro e possui uma riqueza de mármores dignas de um dicionário de mármores antigos - fica, normalmente fechada ao público, que pode observá-la através do portão de ferro.

Opus sectile, Capela Caetani

Explêndido (definitivamente um dos meus preferidos!) o mosaico da ábside do V século com o Cristo entre as santas Prassede e Pudenciana coroando Pedro e Paulo.

Para compreender Roma são necesessários anos de estudo de arte, arquitetura e arqueologia e outros tantos anos para aprofundar este conhecimento e escrever artigos como este. Escolha uma guia profissional pois ela fará uma grande diferença na sua estadia.

Via Urbana, 160
Monti
Horário de abertura: das 09.-12 e das 15 às18h

Marcadores: , ,