A Fonte das Tartarugas

A Fonte das Tartarugas

A Fonte das Tartarugas

Essa fonte nos surpreende pela sua originalidade, elegância e beleza durante uma caminhada pelo bairro judeu, entre o Rio Tibre a a Área arqueológica de Praça Argentina.
No final do século XVI, após ao trabalhos de conserto e restauro do antigo aqueduto de Água Virgem (que alimenta a famosa Fontana di Trevi), foi determinado que seriam construídas novas fontes. Graças à influência política de um nobre que tinha a mansão da sua família alí perto (os Mattei), o projeto desta fonte era localizado a poucos metros do seu palácio, que garantia pavimentar a praça e fazer a manutenção da limpeza.

A Fonte das Tartarugas, passeios em Roma

À construção da fonte é também ligada uma lenda cujo personagem principal é, claro, um duque da família “Mattei”, que teria perdido muito dinheiro no jogo durante uma noite, e que por esta razão teve a mão da sua futura esposa recusada pelo pai. Para reconquistar a confiança do pai da garota, o duque realizou uma grande festa que durou até à madrugada, e durante este arco de tempo mandou realizar a fonte. Na manhã seguinte ele pegou o pai da sua “ex”-futura noiva e disse: “Veja o que é capaz de fazer em poucas horas um Mattei falido!”. Segundo a lenda, o duque teria conseguido de novo, ter a mão da garota em casamento – e mandou murar a tal janela.

A Fonte das Tartarugas

Mármores e arquiteto da Fonte das Tartarugas

Lenda ou não, sabemos que o florentino Taddeo Landini realizou esta fonte muito graciosa com meninos, “éfebos” realizados em bronze, apoiados sobre golfinhos, que por sua vez estão apoiados sobre bacias em forma de concha e que jogam com a água. A particularidade desta fonte não é só o tema, mas a riqueza dos cinco tipos de mármore utilizados na sua construção.

A Fonte das Tartarugas

As famosas tartarugas que dão o nome à fonte foram uma ideia do grande Gian Lorenzo, o Bernini, realizadas durante o restauro da fonte, a menos de cem anos da sua construção. A fonte já tinha conchas, garotos e golfinhos, mas não é que as tartarugas dão uma graça ainda maior a esta fonte?!

Para fazer um passeio em português pela cidade de Roma com a gente, de dia ou de noite, por favor entre em contato com a gente através da página http://www.guiabrasileiraemroma.com.br/contato e nos conte as datas da sua viagem, quantas pessoas estarão com você e se há crianças no grupo.

Endereço: Piazza Mattei

Marcadores: ,